Quem somos

No dia 17 de setembro de 2004 uma pequena cena pariu o grupo Espanca!. Nos últimos 11 anos, a companhia criou 7 peças de teatro, um conjunto de obras que revela sua pesquisa sobre a encenação de dramaturgias contemporâneas, propondo discussões sobre os códigos do fenômeno teatral e a escrita do que chamamos de “poética da violência”. Há 5 anos, o grupo ainda mantém um espaço cultural no hipercentro de Belo Horizonte, aberto a propostas artísticas de diversas linguagens. Estima-se que os projetos da companhia já alcançaram cerca de 130.000 pessoas.

Com Por Elise (2005), Amores Surdos (2006), Congresso Internacional do Medo (2008) e Marcha Para Zenturo (2010) o Espanca! criou espetáculos inéditos escritos pela dramaturga (e eterna companheira) Grace Passô. Estes textos foram publicados numa coleção de livros que pode ser adquirida em livrarias de todo o país, pela internet ou com o próprio grupo. O Líquido Tátil (2012) foi escrito e dirigido pelo argentino Daniel Veronese, um dos maiores nomes do teatro mundial. Dente de Leão (2014) foi escrito por Assis Benevenuto e dirigido por Marcelo Castro. O último trabalho da companhia é Real (2015), um programa de 4 peças curtas criadas a partir de fatos que marcaram a sociedade brasileira. Na última década, estes trabalhos fizeram 692 apresentações em 63 cidades de todas as regiões do país, além de Alemanha, Chile, Colômbia e Uruguai.

Nossa casa está localizada embaixo do tradicional Viaduto de Santa Tereza, uma área de extrema relevância cultural, política, social e antropológica para a cidade. Acompanhe a programação do Teatro Espanca!, uma agenda diversa e continuada proposta por grupos, coletivos ou artistas de todo país.

O Espanca! também já realizou 3 edições do ACTO! Encontro de Teatro (2007, 2010 e 2014). Este evento é, ao mesmo tempo, um festival de teatro e um encontro íntimo entre companhias brasileiras. Os Núcleos de Criação (2012, 2015 e 2016) são processos criativos abertos a artistas e estudantes de arte interessados em investigações propostas pelos integrantes do grupo. O Espanca! também já ministrou 19 oficinas formativas em 12 cidades do Brasil; além de dirigir Delírio em Terra Quente (2010), espetáculo de formatura do curso profissionalizante em teatro do Palácio das Artes (MG).

Nossa vida é assim, “violentamente doce”.

:: EQUIPE ESPANCA!

Espanca!: Alexandre de Sena, Aline Vila Real, Gustavo Bones e Marcelo Castro

Atores parceiros: Allyson Amaral, Assis Benevenuto, Gabriela Luiza, Gláucia Vandeveld, Grace Passô, Izabel Stewart, Karina Collaço, Leandro Belilo, Lira Ribas, Mariana Maioline, Marise Diniz, Michelle Sá, Raysner de Paula, Renata Cabral e Sérgio Penna

Assistente de produção: Aristeo Serranegra

Administração financeira: Proart Minas – Sílvia Batista e Ângelo Batista

Responsável técnico: Edimar Pinto

Assessoria de imprensa: A Dupla Informação

Projeto gráfico: 45jujubas