Congresso Internacional do Medo

trilha sonora

:: texto e direção de Grace Passô

:: com Alexandre de Sena, Gláucia Vandeveld, Gustavo Bones, Izabel Stewart, Marcelo Castro, Mariana Maioline, Marise Dinis e Sérgio Penna

 

Convidados vindos de lugares distantes do mundo integram este encontro internacional na tentativa de conceituar algumas questões que dizem respeito à humanidade. É a partir dessas distâncias que a peça propõe o encontro das similaridades através das diferenças; e busca encontrar o grande tesouro do conhecimento humano, na ciência ou na simples contemplação da natureza. Dentre as conclusões tiradas, está a amedrontadora constatação de que somos efêmeros e provisórios. Inspirado pelo título do poema de Drummond, o espetáculo é uma celebração do encontro e marca a opção do grupo por criar a partir do intercâmbio com parceiros de diferentes campos artísticos. Um Congresso com países, línguas e filósofos inventados mostra aos participantes que o medo é a véspera da coragem.

Congresso Internacional do Medo estreou dia 4 de julho de 2008 no teatro Klauss Vianna, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O terceiro espetáculo do grupo já foi visto por aproximadamente 13.000 pessoas nas 58 apresentações em 10 cidades de 6 estados brasileiros. Sua proposta de criação venceu, por unanimidade, a 2ª edição do Projeto de Co-Produção do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, o que fez com que integrasse a programação dos principais festivais do país.