Rewind: Remixando estruturas historicamente colonizadas | oficina
25 abr 2022
chegamos com a oficina de trilha sonora para o audiovisual “Rewind: Remixando estruturas historicamente colonizadas” com Podeserdesligado. se há ausência de capital para comprar equipamentos específicos para produzir música eletrônica, reconfiguramos nossa maneira tradicional de produção!
a ação é contrapartida da última edição do cinema de fachada com inscrições abertas até o dia 1º de maio. se liga para entender mais:
a oficina propõe experimentar a produção musical como caminho elementar para o escoamento dos sentimentos e sintomas causados pela colonialidade, sendo instrumento tanto de cura, quanto de denúncia e/ou revolta. a música negra é fonte inesgotável de poder, e por muita das vezes, é a razão pela qual comunidades afrodiaspóricas não se sucumbem ao terror submetido pela branquitude. o povo preto inventa novas formas de fazer/sentir música, ainda que, a partir de aparelhos quase sempre sucateados e obsoletos. o Techno, Vogue e o House, são frutos das cinesias de vida, em meio à necropolítica. da mesma forma, é preciso compreender o Funk, o Rap e o Tecnobrega não só como ritmos musicais eletrônicos, mas como movimentações sociopolíticas resilientes nos territórios classificados como periferia.
serão 20 vagas para a oficina, que acontece no dia 7 de maio, de 16h às 18h, de forma gratuita e presencial. o resultado será divulgado no dia 5 de maio.
inscreva-se aqui.
sobre a facilitadora: Pode se formou na Escola de Belas Artes da UFRJ onde começa a investigar sonoridades no campo majoritariamente visual da performance. Seu trabalho se desdobra em vários formatos: produção de beats, música eletrônica experimental, trilha sonora para filmes e oficinas. Recentemente lançou o disco “Também se Chora no Verão” e assinou a produção musical do disco “Traquejos Pentecostais para Matar o Senhor” em parceria com Ventura Profana lançado em Julho de 2020.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte/ Edital Zona Cultural Praça da Estação.