ENCONTRO TÁTIL: UM MERGULHO NA OBRA DE DANIEL VERONESE
5 dez 2011

ENCONTRO TÁTIL: UM MERGULHO NA OBRA DE DANIEL VERONESE
(Local: Funarte MG – Rua Januária 68 Floresta. BH/MG)
O Espanca! dá início à criação de seu novo trabalho através deste seminário com pesquisadores, artistas convidados, e a presença do argentino Daniel Veronese.
Diretor e dramaturgo, Daniel Veronese iniciou sua carreira como ator e marionetista. É um dos fundadores do grupo El Periféricos del Objetos, companhia com uma pesquisa fundamentada na integração entre atores e objetos. Baseando seu trabalho na atuação e na busca pela síntese dos efeitos da cena, Veronese é hoje uma referência da produção contemporânea nos circuitos teatrais do mundo, sendo autor de uma ampla obra publicada e dirigida.
Dia 08 de dezembro às 16h.
PRÁTICAS DO REALISMO CONTEMPORÂNEO
Diálogos entre Espanca!, Quatroloscinco, Anderson Aníbal (Cia Clara de Teatro), Eduardo Moreira (Grupo Galpão), Juarez Guimarães Dias (Cia. Pierrot Lunar) e público, com a mediação de Bya Braga.
20h: Apresentação de “Amores Surdos”, no Teatro Espanca! (20 ingressos serão distribuídos gratuitamente durante o encontro, exclusivos para participantes do Seminário. Demais ingressos serão vendidos no Teatro Espanca!, a partir de 19h).
Dia 09 de dezembro às 16h.
-ABERTURA DE PROCESSO DA NOVA MONTAGEM DO ESPANCA!
Encontro sobre a obra do artista argentino, com a presença de Daniel Veronese e Espanca!, com mediação de Bya Braga. Com esta atividade, o Espanca! dá início à criação de seu novo trabalho, prevista para estrear no segundo semestre de 2012, sob direção e dramaturgia de Daniel Veronese.
– Leitura de O LÍQUIDO TÁTIL – Com grupo Espanca!
Escrita por Daniel Veronese em 97, a peça é uma reescritura de “A gaivota”, de Tchekhov. O texto parte da situação do encontro de um núcleo familiar, onde se dialoga sobre as artes, o ato teatral, e alguns desejos violentos que perseguem o homem.
Dia 10 de dezembro às 16h: QUATROLOSCINCO E A TERRÍVEL OPRESSÃO DOS GESTOS
O grupo Quatroloscinco faz a leitura da peça A TERRÍVEL OPRESSÃO DOS GESTOS MAGNÂNIMOS, escrita em 95, e traça pontos de encontro com o trabalho do grupo, sob mediação de Sara Rojo.
Dia 11 de dezembro às 16h:EXERCÍCIOS DA PALAVRA
-Exercício sobre A NOITE DEVORA SEUS FILHOS (Criação de Alexandre de Sena, Gláucia Vandeveld, Gustavo Bones, Mariana Maioline e Renata Cabral)
Uma mulher conta histórias de pessoas que cruzaram seu caminho desde a infância. O texto, escrito em 99, é uma clara defesa dos direitos à memória e à voz, e coloca tensões entre o medo do outro e a necessidade de diálogo, a violência e o afeto, narrando indivíduos que vivem entre a crueldade e a beleza.
– Leitura da peça LUÍSA (Por Bya Braga)
Em um monólogo escrito por Veronese em 93, Luiza recorda, imagina ou revive a realidade de um encontro amoroso. Nada está seguro. A vida não é segura.
O “Encontro Tátil” será realizado na Funarte MG (R. Januária 68 Floresta. BH/MG) com entrada gratuita (exceto espetáculo “Amores Surdos” que acontece no Teatro Espanca!).