Roberto Alvim

Diretor da Cia. ClubNoir-SP escreveu "O TODO E AS PARTES" a partir do atropelamento do ciclista David Santos Souza, que teve o braço arrancado na Avenida Paulista (2013)

roberto-alvin

Dramaturgo, diretor e professor de Artes Cênicas. Desde 2006 reside em São Paulo, onde dirige a companhia CLUB NOIR, dedicada a encenar obras de dramaturgos contemporâneos. Além de diversas indicações para os prêmios mais importantes do teatro brasileiro (incluindo três indicações ao Prêmio SHELL), foi o vencedor do Prêmio BRAVO! Prime 2009 de Melhor Espetáculo Teatral de São Paulo, por sua encenação da peça O QUARTO, de Harold Pinter.

Escreveu e dirigiu 20 peças até o momento, encenadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Salvador, Paris (França), Córdoba (Argentina) e Laussanne (Suíça). Lecionou Dramaturgia e História do Teatro em instituições como a Universidade de Córdoba, a ELT – Escola Livre de Teatro (SP), a CAL – Casa das Artes de Laranjeiras (RJ), a SP Escola de Teatro, além de ministrar oficinas em diversos Estados do Brasil, a convite do Ministério da Cultura – FUNARTE.

Desde 2009 é professor do Núcleo de Dramaturgia do SESI de Curitiba. Foi o primeiro autor brasileiro publicado na mais importante coleção de dramaturgia contemporânea européia, a Les Solitaires Intempestifs, em 2005. Em 2010, foi o Curador do FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO de São José do Rio Preto. Foi Curador da Mostra DRAMATURGIAS, realizada no CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL (RJ) em 2009. Traduziu as obras de autores contemporâneos como Harold Pinter, Gregory Motton e Richard Maxwell. Foi Diretor Artístico do Teatro Carlos Gomes – Sala Paraíso (RJ) de 2001 a 2004, e do Teatro Ziembinski (RJ) em 2005. Ministrou palestras em diversas Universidades (como UNI-RIO, UFRJ e USP) e Festivais de Literatura e Teatro, no Brasil e no exterior.