Duelo de Passinho

12792244_1101029246594031_9054574173238634182_o

“Disputa Nervosa” é a batalha de passinhos do Centro Cultural Lá da Favelinha. O lá da favelinha é um centro cultural independe que fica na Vila Novo São Lucas, autogerido pela comunidade, voluntários dedicam conhecimento e equipamentos para realizações de oficinas e eventos. Hoje em dia acontece cerca de 13 oficinas semanais, e uma delas é de passinho de funk!

O passinho “foda” oriundo das comunidades do Rio de Janeiro, chegou em BH pelo youtube. Hoje em dia os passinhos e baile funk são um verdadeira febre em toda cidade. Outro grande mostro da internet é o “DUELA! BH” que é um concurso de estilos de danças de funk de BH, criado pelo historiador Guto Borges.

O passinho da visibilidade aos dançarinos da favela, é uma coreografia que mobiliza milhares de jovens das comunidades populares. Também é usado para unificar comunidades, os jovens se encontram para disputar quem dança mais sem violência. Isso promove circulação e ocupação nos espaços públicos da cidade.

Neste intuito nasce a “Disputa Nervosa”, o nome surgiu de um morador de rua que vive na favelinha e é dançarino, o My Brother.

Todos os passinhos são validos na “Disputa Nervosa”! Passinho do Romano, Montagem, Passinho Foda, etc…Teremos dois jurados, e o terceiro juiz será público.

Além do troféu que será customizado por um artista plástico, o vencedor da noite leva pra casa $200,00 em dinheiro, roupas de um patrocinador e presentes que o público ofertará ao campeão.

Na noite ainda teremos apresentações de dança com o grupo “Passistas Dancy” grupo “Identidade” e da “Oficina de Passinho Lá da Favelinha”. O Show musical, fica por conta do Mc Pablo, que é o autor da música “Gente da nossa Gente”, hit das comunidades de BH, já soma quase 4 milhões de views no youtube. Morador da Vila Cafezal no aglomerado da serra, o MC já foi repórter de na Globo Minas, no quadro Parceiros do MGTV. Sua apresentação contará com a participação do rapper Kdu dos Anjos, também morador do Aglomerado.

Foto: A3 COMUNICAÇÃO / Luiz Filipe