No dia 17 de setembro de 2004 uma pequena cena pariu o grupo Espanca!. Nos últimos 10 anos, a companhia criou 6 peças de teatro, um conjunto de obras que revela sua pesquisa sobre a encenação de dramaturgias contemporâneas, propondo discussões sobre os códigos do fenômeno teatral e a escrita do que chamamos de “poética da violência”. Há 4 anos, o grupo ainda mantém um espaço cultural no hipercentro de Belo Horizonte, aberto a propostas artísticas de diversas linguagens. Estima-se que os projetos da companhia já alcançaram mais de 116.000 pessoas em 58 cidades de 14 estados brasileiros.
Com Por Elise (2005), Amores Surdos (2006), Congresso Internacional do Medo (2008) e Marcha Para Zenturo (2010) o Espanca! criou espetáculos inéditos escritos pela dramaturga (e eterna companheira) Grace Passô. Estes textos foram publicados numa coleção de livros que pode ser adquirida em livrarias de todo o país, pela internet ou com o próprio grupo. O Líquido Tátil (2012) foi escrito e dirigido pelo argentino Daniel Veronese, um dos maiores nomes do teatro mundial. Dente de Leão (2014) foi escrito por Assis Benevenuto e dirigido por Marcelo Castro. Na última década, estes trabalhos fizeram 643 apresentações em todas as regiões do país, além de Alemanha, Colômbia, Uruguai e Chile.
Nossa casa está localizada embaixo do tradicional Viaduto de Santa Tereza, uma área de extrema relevância cultural, política, social e antropológica para Belo Horizonte. Acompanhe a programação do Teatro Espanca!, uma agenda diversa e continuada proposta por grupos, coletivos ou artistas de todo país.
O Espanca! também já realizou 3 edições do ACTO! Encontro de Teatro (2007, 2010 e 2014), um evento que é, ao mesmo tempo, um festival de teatro e um encontro íntimo entre companhias brasileiras. O grupo ainda ministrou 14 oficinas formativas em 11 cidades do Brasil e dirigiu Delírio em Terra Quente (2010), espetáculo de formatura do curso profissionalizante de teatro do Palácio das Artes (MG). Além disso, nós apresentamos a cena Onde Está o Amarildo? (2013) a convite do Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, o mesmo festival que fez o nosso parto há 10 anos atrás…
Visite o site do Espanca!